voltar - back - retour


CHÃO SOBRAL

Aniversário da União Progressiva: celebração com traço de união

As bodas-de-prata constituem sempre uma efeméride importante, digam elas respeito a coisas ou pessoas. Isto é: trata-se de uma idade em que já existe a experiência própria para, suplantadas as irreverências da juventude, se enfrentarem com maturidade as dificuldades do futuro.

 

Isso passa-se, de algum modo com a União Progressiva de Chão Sobral, localidade da freguesia de Aldeia das Dez, situada na fronteira entre os concelhos de Oliveira do Hospital e Seia.

 

Pela idade, verifica-se que esta instituição regionalista nasceu já numa altura em que a resolução das carências materiais tinham já sido transferidas para os órgãos autárquicos, pelo que o movimento associativo popular teria de assumir outra vertente que é, sem dúvida, a de se constituir como parceiro e, consequentemente, auxiliar a formação do "espírito de corpo" dos naturais, pois como é sabido são as colectividades o pilar principal do travejamento que liga o indivíduo à comunidade.

 

Por isso, utilizando o edifício que era a "Casa da Professora", bem como a Escola, a União Progressiva de Chão Sobral mantém nestes espaços actividades de convívio, bem como outras de cariz social (ensaio da Filarmónica de Aldeia das Dez ou Catequese), para além da necessária adaptação dos mais jovens (e não só) às possibilidades da Internet.

 

Aliás, refira-se, a propósito das camadas mais jovens, que Chão Sobral representa um caso especial nestas paragens, pois é considerável o peso da juventude com reflexos evidentes na manutenção da Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez.

UNIÃO E RECORDAÇÃO

Tendo sido criada por força da diáspora lisboeta, a União Progressiva viria a transferir a sua sede para Chão Sobral, por força da densidade demográfica que a povoação regista.

De algum modo, a existência física da colectividade funcionou como o corolário de uma "alma" muito própria que Chão Sobral possui, manifestada através de actividades materiais e culturais, e que, por isso mesmo, lhe fornece uma personalidade inteira e original.

Isto foi posto em evidência no programa comemorativo do 25º aniversário da União Progressiva que foi iniciado no dia 14, com um convívio realizado no edifício da antiga Escola, incluindo uma manifestação gastronómica.

Neste gesto simples, mas de profundo simbolismo, tomou parte o presidente da Junta de Freguesia, António Dinis, um profundo conhecedor da idiossincrasia da localidade que, como autarca, certamente irá dar continuidade à filosofia de acção que já praticava como presidente da direcção da Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez que, como já foi referido, tem em Chão Sobral um dos seus principais sustentáculos.

No domingo, dia 15, a população propôs-se, numa curiosa e frutuosa relação intergeracional, recordar as profissões e figuras típicas que, no passado, deram forma e fundo à vivência local.

Deste modo, e não obstante a chuva gélida que caía, jovens e menos jovens recriaram com naturalidade e dignidade profissões e ocupações que, para a grande maioria, só cabe no imaginário dos avós.

Abriu o desfile algumas cabeças de gado e os pastores, imagem-tipo de uma comunidade serrana, vindo depois o resineiro, o moleiro, sardinheira e outras figuras ligadas à actividade agro-florestal, incluindo um Guarda Florestal.

A recriação de um passado ainda não muito longínquo, se serviu para as gerações mais novas poderem imaginar como viviam os seus antepassados, constituiu também como que um reforço da tradição em tempos de globalização. Mais: num tempo em que os jovens urbanos sentem alguma relutância (e até vergonha) em evocarem as suas raízes, iniciativas como a que foi vivida em Chão Sobral, servem não apenas como gesto de entretenimento, mas também como lição. Isto é: com esta recriação pretende-se dar um sentido de coesão à comunidade, e mostrar como a vida é feita de uma constante evolução.

A. VENTURA

in “A COMARCA DE ARGANIL” – 19 de Janeiro de 2006

 

 

"Assembleia-geral e Convívio" - 14 de Janeiro de 2006

 

"Os Ofícios e os Trajes Antigos em Chão Sobral" - 15 de Janeiro de 2006

 

 

 

 

voltar - back - retour