Santuário de Nossa Senhora das Preces

Vale de Maceira

 

O Santuário de Nossa Senhora das Preces e a povoação do Vale de Maceira localizam-se no braço estendido a poente do Monte de Nossa Senhora das Necessidades, o Cabeço ou Monte do Colcurinho, como é também conhecido na região.

Dentro da freguesia de Aldeia das Dez – concelho de Oliveira do Hospital, e no espaço da região centro do país, o Santuário é um local de características únicas, testemunho de uma devoção e evolução ao longo dos séculos recentes que nos precedem.

No espaço, dos 650m de altitude até aos 750m, encontramos: na parte inferior, uma imponente e verdejante arborização constituída por variadas espécies exóticas e algumas árvores da região, e um conjunto de lagos em granito; nos patamares acima: a igreja, o coreto, o lago do repuxo, o chafariz monumental, a gruta do Presépio, as capelas da Paixão de Cristo, o recentemente restaurado albergue dos peregrinos, alguns edifícios anexos e majestosas árvores seculares.

O “novo” albergue oferece hoje: cozinha, casas de banho, sala de jantar e de estar, e um total de 30 camas, divididas por 2 quartos com seis camas, um quarto com 12 camas e 3 quartos duplos com casa de banho privativa, todo este equipado com aquecimento, e à espera de muitos visitantes. (para reservar alojamento contacte Basílio Martins 962 931 481)

Bem mais acima deste conjunto, e subindo por entre a mata a caminho do Cabeço, encontramos isolada e junto à “estrada florestal” a Capelinha de Santa Eufémia, local de onde já se começa a obter uma ampla vista panorâmica sobre a Serra da Estrela e do Caramulo, os vales dos rios Alvôco e Alva e a “terra chã” – o planalto Beirão.

Actualmente, graças ao desenvolvimento de um projecto do PROSEPE – Programa de Educação para a Cidadania, o Ambiente e a Floresta, é possível percorrer pelo Santuário um Percurso Botânico elaborado por Clubes da Floresta do distrito de Coimbra. No total estão identificadas 38 espécies de árvores.
 

   

imagens

ligações

   
   

voltar  -  back  -  retour

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

<<<

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

<<<

 

O Santuário fica a 3 km de Chão Sobral e a 6 km de Aldeia das Dez.

Como cá chegar?

"How to get here?" - "Où sommes-nous?"?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

Vale de Maceira – e sua beleza

 Fernando Castanheira Mendes

 


 

No site da Aldeia da Fórnea:
Vale de Maceira e a Romaria
de Nossa Senhora das Preces

 

 

Dia da Família Rural

11 de Junho de 2006

 


 

Festa da Castanha 2006

Mostra Gastronómica e Etnográfica da Beira Serra
29 DE OUTUBRO DE 2006

 

 

 

 

^