voltar - back - retour

 

Procissão na festa de São Lourenço em Chão Sobral


10 de Agosto de 2005

 

SÃO LOURENÇO

Diácono e Mártir (10 de Agosto)

 

 

PADROEIRO DE CHÃO SOBRAL

  

S. Lourenço era Diácono da Igreja de Roma e ajudante do Papa S. Sisto II (257-258), que era grego. Segundo uma tradição antiquíssima, quando S. Sisto foi preso e caminhava para a morte, S. Lourenço ainda lhe disse: «Pai, onde ides sem o vosso filho? — Não te abandono, seguir-me-às dentro de três dias», respondeu-lhe o Pontífice.

 

De facto S. Lourenço foi preso e interrogado sobre os bens e valores da Igreja que tinha à sua guarda. Ia respondendo com sabedoria e não fez qualquer declaração que comprometesse a Igreja e os cristãos Romanos. Dado o insucesso do interrogatório foi amarrado, barbaramente flagelado e novamente preso.       

 

S. Romão, soldado romano, que assistiu às torturas, converteu-se e pediu ao Santo Diácono que o baptizasse na prisão.

 

As autoridades acabaram por constatar que S. Lourenço não abdicava da sua Fé e puseram-no sobre uma grelha ardente. A certa altura disse aos verdugos para o virarem do outro lado. Sofreu com admirável paciência este cruel suplício até a sua alma subir ao Céu. Isto passou-se em 10 de Agosto do ano 258, no tempo do imperador Valeriano. Disse Santo Agostinho que o amor de Deus de tal maneira abrasava o coração de S. Lourenço, que o seu corpo não sentia as chamas que o consumiam. Protector dos que sofrem injustiças por defenderem a causa da Igreja, é Padroeiro de Arquivistas e orago de Paróquias muito antigas: Souro Pires (Pinhel), Carrapichana (Celorico da Beira), etc. Representa-se paramentado, com dalmática, tem um livro numa mão e uma grelha na outra.

 

in "BIOGRAFIAS DE SANTOS",  A. Rocha Fontes, Edição do Autor, Torrozelo -1993

 

 

fotos de Irene Dias do Couto

edição de João Gonçalves

 

voltar - back - retour