Ambientalismo e desenvolvimentismo
 

Brasil sempre futuro

Este país varonil sempre foi, em sua história, um depósito de rejeitos. Depósito de rejeitados  e de rejeitadas. Depósito ecológico. Depósito de imoralidades. Foi e é um depósito de mitos: país de pulmão do mundo, devido à imensa variedade de matas e afins; pátria da humanidade; do futuro, eldorado do mundo.
O desmatamento corre solto. Os recursos naturais quase se esgotando e nada dos homens que comandam esta nação. De um lado ambientalistas que tapam os olhos para o desenvolvimento. De outro, desenvolvimentistas que não tomam consciência da finitude de nossas reservas. É, creio, a Terra vai sobreviver. Porém os homens....

Na mídia...
Meio ambiente é coisa séria. As matérias relacionadas ao meio ambiente viraram uma espécie de jornalismo-tragédia, ou seja, basta acontecer alguma desgraça ambiental para que vire notícia. E desgraça pouca é bobagem. Ela tem que ser espetaculosa. Espetacular. Ou modismo: setembro, primavera, semana do meio ambiente etc.
Cadê as reportagens sérias, descomprometidas com este ou aquele poder?  De vez em quando a mídia solta um olhar angelical sobre o assunto: mostra uma espécie em extinção. Despeja-se piedade e emoção. Reforça-se a imagem do ecochato...
 

...é importante
Mas os espaços que se abrem na mídia são importantes, pois as conseqüências de um mundo insustentável já vêm afetando a população mundial. Ela, a mídia, tomada pelo seu papel de educadora e conscientizadora, livre de extremismos, pode contribuir para reverter o quadro de degradação.
De grão em grão faz-se educação ambiental. 

 

Poluição
A gravidade dos problemas de poluição contribui para a evolução das consciências. Claro que devagarzinho, bem devagarzinho. As questões ditas ecológicas não pode ser encaradas como marginais, estranhas às questões sociais, como preocupações elitistas. O combate contra as poluições, todos os tipos de poluições, questiona de conjunto o modelo produtivo, tem implicações profundas para a política de ocupação do território e traz várias questões sobre a relação entre pesquisa científica e os poderes estabelecidos. Por isso incomoda!  

 

Reflexão
“No imaginário dos pais fundadores da sociedade moderna, o desenvolvimento se movia dentro de dois infinitos: o infinito dos recursos naturais e o infinito do desenvolvimento rumo ao futuro.

Esta pressuposição se revelou ilusória. Os recursos não são infinitos. A maioria está se acabando principalmente a água potável e os combustíveis fósseis. E o tipo de desenvolvimento linear e crescente para o futuro não é universalizável. Não é, portanto, infinito.” Leonardo Boff, teólogo.

 

- Gilberto da Silva

Artigo da Revista Virtual P@rtes

http://www.partes.com.br/econotas/ambientalismo.asp


 

 

 

voltar     -     back     -     retour