A nossa floresta

 

Actualmente, a floresta portuguesa ocupa cerca de 3 milhões de hectares, aproximadamente 1/3 do território nacional, e está distribuída por 400 000 proprietários.

 

O sector florestal representa 3,2% do valor do PIB nacional, emprega 160 000 trabalhadores, tem um valor acrescentado bruto de 3% na economia nacional e exporta produtos no valor de 2 748 milhões de euros.

 

Do ponto de vista ambiental a sua importância é extrema. A floresta é um elemento fundamental na conservação da biodiversidade, na fixação do solo, na prevenção da erosão e perda de nutrientes, na produção de oxigénio e consumo de dióxido de

carbono, na regulação dos regimes hídricos e na valorização da paisagem.

 

Os graves incêndios dos últimos anos têm delapidado este património tão importante para Portugal. Em 2005 arderam 325 226 hectares de floresta, em 2004 arderam 129 539 hectares e em 2003 arderam 425 706 hectares. Nos últimos três anos cerca de 30% da nossa floresta ficou reduzida a cinzas, com custos directos médios anuais que ascendem a 375 milhões de euros, custos ambientais inquantificáveis e custos humanos irreparáveis.

 

Portugal tem sido incapaz de manter esta riqueza e geri-la sustentadamente através do tempo. Ano após ano os problemas acentuam-se, as políticas de prevenção e combate continuam a ter em carácter reactivo  e as iniciativas legislativas são avulsas e sem estratégia consistente.

 

Em véspera de época de fogos é fundamental sensibilizar e mobilizar o país para defender este bem tão precioso, que é todos os anos negligentemente e intencionalmente queimado.

 

Numa fase da humanidade em que aumenta e se acentua a pressão sobre os recursos naturais, para além de limites até há pouco inimagináveis e fruto do crescimento populacional e da legítima procura de bem-estar, é vital harmonizar o seu uso com a sua conservação.

 

- Nota de abertura do Boletim Informativo nº 17 da Associação de Municípios do Planalto Beirão
(Abril / Maio / Junho 2006)

 


 

 

voltar     -     back     -     retour