Colcurinho e Viriato

na obra de

José Fontinha Pereira

PIÓDÃO

Aldeia Histórica, Presépio da Beira Serra

 "História, Lendas e Tradições"

 

<<<

 

 


6 - SERRAS DO "AÇOR" E DO "BARREIRO": SUAS LENDAS

 

Estas duas Serras, são dos poucos locais da região do Piódão que têm a sua história e as suas lendas ligadas aos Romanos e a Viriato.

 

De entre os pontos mais altos destas duas montanhas que em tempos faziam parte dos "Montes Hermínios", o Cabeço do Gondufo e o Monte Colcurinho, são dos poucos com alguma referência à passagem dos Romanos por esta região da Lusitânia, em tempos tão longínquos e dos quais a história pouco revela, a não ser "a lenda dos Ataques".

 

Esta refere que a jusante do Cabeço do Gondufo, próximo da antiga Catraia das Aguaceiras, onde da Serra do Açor desfila a serra de Cebola, hoje conhecida pela "Serra do Picoto", se teria dado a grande batalha das tropas romanas, comandadas pelo "General Gondufo", com Viriato e a sua cavalaria onde este saiu vencedor, com a derrota dos soldados romanos.

 

(…)

Quanto ao "Monte do Colcurinho", a lenda apenas refere que o seu topónimo se deve ao nome de um General chamado "Colcurinho" que comandava um exército romano. Também diz a lenda que ali terá sido construída uma muralha como posto de observação e defesa de ataques inimigos e que a mesma terá sido destruída ao longo dos séculos pelos pequenos pastores que se entretinham a mandar "galgas"(*) pelas encostas abaixo.

 

* Grandes pedras.

 

 

 

 

 

voltar  -  back  -  retour